domingo, 31 de julho de 2011

As hipóteses e as teorias acerca dos fenômenos espíritas — Histórico

Ciência e Religião têm que manifestar-se.
A religião opõe-se ao Espiritismo com atitude dog­mática, inadequada para a explicação de fenômenos, qualquer que seja o campo que se considere. A ciência se opõe por vários motivos:
1.°) a ciência não havia constatado, ainda, que se pudesse ter percepções a não ser pelos senti­dos comuns. A mediunidade, com a qual se pretende o contrário, contrastava com a sua experiência existente;
2.°) entendia ela que as leis físicas eram leis gerais da natureza e que todo e qualquer fenômeno deveria ser explicado por elas. E tais fenô­menos, por elas, são absolutamente impos­síveis;
5.°) a sobrevivência e a comunicação dos mortos não são fatos constatáveis pelos sentidos. Sua afirmação era tida do domínio religioso: preconceitos religiosos. Ciência e Religião concluem, novamente, que tudo não passa de mera imaginação.
Às investigações de Kardec somam-se as de vários cientistas de grande nomeada: de Crookes, Wallace, Lodge, Richet, Delanne, Denis, Flammarion e outros, todos eles contribuindo para o engrandecimento e a divulgação da Doutrina, da qual se declaram adeptos.
Outra tentativa científica estabelecida por Richet A Metapsíquica não se firma, mas prepara o advento da Parapsicologia a versão científica atual de tais estudos e com resultados já universalmente aceitos.
A Parapsicologia conclui pela existência dos fenô­menos, antes negados. Comprova a existência da tele­patia, da clarividência e da premonição, que denomina, conjuntamente, de Percepção Extra-Sensorial. Quanto à explicação, confirma que ela não pode ser dada pelas leis físicas conhecidas (antes, por estas são absoluta­mente impossíveis) e que são regidas por leis ainda des­conhecidas. Suas teorias não ultrapassaram ainda o estágio da formulação de hipóteses.

studo dos fenômenos espíritas: Histórico

O estudo teórico-experimental dos fatos espíritas iniciou-secom Mesmer e sua teoria do magnetismo ani­mal (1779).
Dizia ele existir um fluido que interpenetrava tudo e que dava, às pessoas, propriedades análogas àquelas do ímã. Afirmava, ainda, que a falta do mesmo em algum órgão era causa de doenças. Dirigindo este fluido, pelo passe, poder-se-ia restabelecer o equilíbrio e efetuar a cura. Dedicando-se à cura por este processo, teve estrondoso sucesso, o que provocou enorme celeu­ma e investigação.
Em 1787, o marquês de Puysegur descobre o sonambulismo. Em 1841, Braid descobre o hipnotismo. Charcot o estuda metodicamente; Liebault o aplica à clínica; Freud o utiliza ao criar a Psicanálise.
Em 1847, em Hydesville, a família Fox, numa casa que passara a habitar, depara-se com ruídos, sons, ba­tidas, que ali se produziam. A jovem Kate Fox esta­belece comunicação com a causa que se declara espírito e afirma ter sido assassinado naquela casa por um an­tigo inquilino, que lhe queria o dinheiro. Mais tarde, descobriram-se os ossos e uma lata do mascate, ficando comprovado o assassinato.

Conhecimento dogmático e conhecimento científico (teórico-experimental)


Para melhor explicar o que se disse no item an­terior, faz-senecessária uma pequena incursão na teoria do conhecimento.
O pensamento científico, tal como é concebido hoje, iniciou-se com Galileu, que o fundamentou na observação e experiência. Antes dele, considerava-seválida toda e qualquer conclusão obtida por raciocínio, a partir de algumas supostas verdades, sem o aval da experiência.


A ciência era dogmática, tal qual fora estabelecida pelos gregos. Nestes podemos distinguir entre ciências matemáticas, de um lado, e ciências da natureza, do homem, de Deus, da alma, etc, de outro.

O conhecimento matemático foi desenvolvido pela definição e pela dedução, a partir de indefiníveis (não se pode definir tudo) e a partir de proposições indemonstráveis (não se pode demonstrar tudo). Qualquer conclusão obtida a partir dos postulados, por dedução, era tida como verdadeira.


Objeto do Espiritismo

Em primeiro lugar, o Espiritismo estuda os fenô­menos espíritas: a telepatia, a vidência, as profecias, a evocação dos mortos, o movimento de objetos sem causa física observável, os chamados milagres e uma série de outros fenômenos, citados em todos os tempos, relatados por lendas, nas religiões e nas ciências ocultas. Estuda-os e investiga suas leis: é ciência de caráter teó­rico-experimental -  "É pois rigorosamente exato dizer-se que o Espiritismo é uma ciência de observação".
Em segundo lugar, como conseqüência, estabelece nova forma de atacar os problemas filosóficos; refor­mula as noções religiosas: é uma doutrina de caráter filosófico e religioso.
É Ciência, Filosofia e Religião.

Apresentação

A Entidade Espírita Luz e Caridade Ramatís tem como Missão, ser um Templo-Escola e Pronto Socorro Espiritual, onde todas as suas ações são guiadas pelas exortações de Jesus"Ide, curai, levantai os caídos, expulsai os demônios". Disseminando esperanças e consolos, atendendo aos necessitados de toda sorte. O Espiritismo situa-se no ápice da cultura, pois unifica Ciência, Filosofia e Religião. Para atender as pessoas interessadas em aprender, entender e se aprofundar no assunto, a Entidade Luz e Caridade Ramatís oferece a oportunidade de aprendizado Sistematizado da Doutrina Espírita nos moldes de Allan Kardec. Guiando-nos nesta tarefa, temos como  mentores,  RamatísBezerra de MenezesFrancisco de Assis.