Curso Básico

Esse curso tem por finalidade expor a Doutrina Espírita e suas consequências, nos seus princípios básicos e conceitos fundamentais, com o intuito de esclarecer aqueles que dela se informa pela primeira vez.

Primeiro Módulo.

Espiritismo e Reforma Íntima

Prof. Rino Curti
.
CAPÍTULO I 
CARÁTER DO ESPIRITISMO


.

CAPÍTULO II
A Concepção acerca do homem e do mundo
 Neste capítulo mostraremos quais as noções de Deus, espírito e matéria no Espiritismo. Diremos ainda das leis fundamentais: a da evolução e a da reencarna­ção; como elas se processam e como delas resulta a formação do perispírito ou corpo espiritual, o meio pelo qual o espírito fixa suas conquistas e suas possibilidades de se relacionar com o meio que o circunda. Veremos ainda que a evolução é dos espíritos., pela lei do traba­lho, nas realizações da co-criação e que, em função de­la, existem em diversos graus evolutivos.
Por último poremos uma sua classificação, feita por Kardec, tendo por critério o grau de desenvolvimen­to dos mesmos.




CAPÍTULO III
A MEDIUNIDADE E A PERCEPÇÃO EXTRA-SENSORIAL 
O que a Parapsicologia denomina de Percepção
Extra-Sensorial, são a telepatia, a clarividência e a premonição em seu conjunto, querendo com isso designar uma faculdade pela qual se obtêm percepções sem a intervenção dos sentidos sem a intervenção dos órgãos pelos quais eles veiculam as sensações. Já aos efeitos da mente sobre a matéria ela denomina de psicocinesia.O Espiritismo designa tudo por mediunidade, querendo exprimir, com isso, que a mente a tudo preside sem a intervenção do corpo físico. Chama de mediunidade de efeitos psíquicos àqueles em que se têm percepções via mental, tais como na psicografia, na xenoglos-sia, e outros; chama de efeitos físicos àqueles que a Parapsicologia considera sob a denominação de psico­cinesia. Neste capítulo nos limitaremos a dar, sem preocupação de classificação ou de detalhe, teoria explica­tiva da mediunidade, na linha de Kardec, e principal­mente desenvolvida por André Luiz.





CAPITULO IV 
A moral espírita
Com este capítulo encerraremos a exposição, sobre o que é o Espiritismo. Diremos da vida espiritual, da ação dos espíritos, suas relações com os encarnados, e principalmente de sua moral; das regras de comportamento para o desenvolvimento do espírito, estruturadas no Evangelho.


CAPITULO V 
A noção de reforma intima
Noção importante, dentro do Espiritismo, é a da reforma íntima. Na sua essência, ela significa comportamento segundo a Doutrina, o que não quer dizer, evi­dentemente, um comportamento perfeitamente determi­nado por padrões típicos de atitudes, idênticos para todos.