Primeiro Módulo.
Espiritismo e Reforma Íntima
Prof. Rino Curti.
CAPÍTULO I
O CARÁTER DO ESPIRITISMO
.
CAPÍTULO II
A Concepção acerca do homem e do mundo
Neste capítulo mostraremos quais as noções de Deus, espírito e matéria no Espiritismo. Diremos ainda das leis fundamentais: a da evolução e a da reencarnação; como elas se processam e como delas resulta a formação do perispírito ou corpo espiritual, o meio pelo qual o espírito fixa suas conquistas e suas possibilidades de se relacionar com o meio que o circunda. Veremos ainda que a evolução é dos espíritos., pela lei do trabalho, nas realizações da co-criação e que, em função dela, existem em diversos graus evolutivos.
Por último poremos uma sua classificação, feita por Kardec, tendo por critério o grau de desenvolvimento dos mesmos.
CAPÍTULO III
A MEDIUNIDADE E A PERCEPÇÃO EXTRA-SENSORIAL
O que a Parapsicologia denomina de Percepção
Extra-Sensorial, são a telepatia, a clarividência e a premonição em seu conjunto, querendo com isso designar uma faculdade pela qual se obtêm percepções sem a intervenção dos sentidos sem a intervenção dos órgãos pelos quais eles veiculam as sensações. Já aos efeitos da mente sobre a matéria ela denomina de psicocinesia.O Espiritismo designa tudo por mediunidade, querendo exprimir, com isso, que a mente a tudo preside sem a intervenção do corpo físico. Chama de mediunidade de efeitos psíquicos àqueles em que se têm percepções via mental, tais como na psicografia, na xenoglos-sia, e outros; chama de efeitos físicos àqueles que a Parapsicologia considera sob a denominação de psicocinesia. Neste capítulo nos limitaremos a dar, sem preocupação de classificação ou de detalhe, teoria explicativa da mediunidade, na linha de Kardec, e principalmente desenvolvida por André Luiz.
CAPITULO IV
A moral espírita
Com este capítulo encerraremos a exposição, sobre o que é o Espiritismo. Diremos da vida espiritual, da ação dos espíritos, suas relações com os encarnados, e principalmente de sua moral; das regras de comportamento para o desenvolvimento do espírito, estruturadas no Evangelho.CAPITULO V
A noção de reforma intima
Noção importante, dentro do Espiritismo, é a da reforma íntima. Na sua essência, ela significa comportamento segundo a Doutrina, o que não quer dizer, evidentemente, um comportamento perfeitamente determinado por padrões típicos de atitudes, idênticos para todos.